domingo, 16 de março de 2014

Adoçando a Vida - Cookies

Oi, Garotada Maneira!
          Estive ausente por um bom tempo por andar sem tempo - já que voltei a trabalhar -, mas sempre que der, pretendo voltar a escrever aqui no Blog. - mas, infelizmente, não com a frequência que eu gostaria.
          A receita de hoje foi, novamente, retirada do meu livro lindo "Na Cozinha com Nigella".
          Já estava com vontade de fazer esta receita a bastante tempo. Porém, eu nunca achava gotas de chocolate - as malditas gotas de chocolate. Fui em alguns supermercados atrás das malditas por não querer pegar uma barra de chocolate e cortar em pedacinhos! Mas aí, lindamente, eu achei! Chorem recalcados! E não eram quaisquer gotas de chocolate, eram AS Gotas de Chocolate! Todo faceiro por ter achado - neste momento eu sorri - pergunto, quanto custa as gotas de chocolate? O moço, todo simpático, me responde sorrindo: dois rins e metade de um pulmão! Chocolate de Ouro, pô! Eram muito caras! Só de raiva, muito possesso com a vida, usei na receita barras de chocolate convencionais picadas! Hum!

Os ingredientes são:
  • 150g de Manteiga sem Sal
  • 125g de Açúcar Mascavo
  • 100g de Açúcar Refinado
  • 2 Colheres de Chá de Essência de Baunilha
  • 1 Ovo gelado
  • 1 Gema gelada
  • 300g de Farinha de Trigo
  • Meia colher de chá de Bicarbonato de Sódio
  • 340g (duas barras) de Chocolate ao Leite
Ingredientes - exceto o Ovo e a Gema
          Antes de começar realmente a receita, vamos ligar o forno, para ir preaquecendo, a 180° e vamos untar uma forma grande com manteiga e farinha - ou forrar com papel manteiga

Forma  Untada
          Agora vamos começar! Primeiro vamos derreter a manteiga - eu pus no microondas por 30 segundos e depois fiquei mexendo até que derretesse por completo. Agora, com ela derretida, vamos esperar que ela fique em temperatura ambiente - não leva muito tempo.
          Agora que a manteiga derretida está em temperatura ambiente, com a bateira - na minha, utilizei os ganchos para bater (já que ela é bem fraca) -, bata a manteiga com o Açúcar Mascavo e com o Açúcar Refinado.

Manteiga e os Açúcares
Manteiga e os Açúcares - bem homogêneo
          Após ficar bem homogêneo, ainda batendo, misture o Ovo gelado, a Gema gelada e a essência de Baunilha.

Mistura com o Ovo, Gema e a Essência
          Ainda batendo², vamos acrescentando, aos poucos, a Farinha de Trigo e o Bicarbonato de Sódio.

Acrescentando metade da farinha
Mistura com toda a Farinha - base pronta
          A base está pronta! Nesse momento você pode colocar o que quiser (Confete, chocolate branco, preto, azul, verde...). Eu, muito feliz com a minha escolha, comprei duas barras de chocolate e cortei e cortei, cada quadradinho, em quatro.


          Após sua escolha feita, basta acrescentar na sua base e mexer bem!



          Agora basta dividir a massa igualmente na sua forma já untada no tamanho que você quiser e por para assar de 15 a 20 minutos, ou até que as bordinhas fiquem douradinhas - lembre-se que o cookie vai crescer bastante, logo, deixe um espaço considerável entre eles. Na minha forma deram 20 cookies - que fiz em duas fornadas -, mas vai variar de acordo com o tamanho que você escolher.


          Após os 20 minutos - exatamente 20 minutos. Nada mais que isso. Ele vai parecer mole, mas na verdade já estará pronto. - , retire do forno e espere mais 5 minutos para retirar da forma e...
Tarããããããããããã!!! Está Pronto!!!!


          Este cookie é fantástico! É crocante e macio ao mesmo tempo! Delicioso! Se você fizer em casa, juro juradinho que você não vai se arrepender - a não ser que você coma todos, aí você vai. 

Té +!!

Um comentário: