segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Comida de Domingo - Boeuf Bourguignon

Oi! Dormiram bem?
           Agora voltamos ao normal. A receita escolhida para este domingo foi o Boeuf Bourguignon, que nada mais é que uma Carne bem dura cozida no vinho tinto até que fique bem mole. Trés délicieux! A receita foi tirada de um vídeo do blog Gastronomismo - link no final do post.
          Os ingredientes não são difíceis de se achar, tudo pode ser comprado no supermercado sem nenhum problema. Como aqui em casa sempre vem um batalhão para comer, eu dobrei a receita - a carne rendeu para as 6 pessoas porém, faltou um pouco de macarrão. Mas creio eu que a receita dobrada serve bem mesmo umas 5 pessoas.

Os ingredientes (para a receita que eu fiz) são :
  • 1,3 kg de Patinho cortado em cubos grandes (ou alguma outra carne dura que você queira, como por exemplo Lagarto e Paleta)
  • 250g de Bacon
  • 2 Cebolas cortadas em fatias finas
  • 2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
  • Uma garrafa de um bom Vinho Tinto Seco (escolhemos o Santa Helena Reservado Cabernet Suvignon - 750 ml)
  • 2 Cenouras cortadas em cubos médios
  • 4 dentes de Alho picados
  • 2 colheres de sopa de Extrato de Tomate
  • 1 Bouquet Garni (manjericão, alecrim, manjerona, tomilho e louro amarrados com barbante)
  • 300 g de Cogumelos Champignon - de preferência frescos. Eu que não sou muito fã do champignon, adorei os frescos. Realmente faz diferença.
  • Salsinha Picada a gosto
          Pois bem, vamos começar! Primeiramente o Mise in Place, que é cortar e preparar os ingredientes todos para quando inciarmos a fazer a comida, não precisar ficar parando para fazer alguma outra coisa. Então você cortou a sua Carne, cortou o Bacon em pedacinhos menores, cortou a Cebola, tirou a Farinha de Trigo do armário, abriu o Vinho, cortou a Cebola, o Alho, abriu a lata do Extrato de Tomate e, se você é que nem eu, chamou a sua mãe na hora do Bouquet Garni. Nunca tinha visto isto na vida, mas achei "mó" legal e fácil de fazer. Basta empilhar todos os ingredientes, um sobre o outro, e amarrar bem com um barbante. Não tem erro! Você amarra em um barbate para poder tirá-lo mais tarde da panela sem problemas. Achas que eu esqueci dos Cogumelos e da Salsinha? Relaxa aí. Eles podem ser cortados depois.

Bouquet Garni
Com o Mise in Place pronto, vamos começar as celebrações festivas.
          Primeiramente vamos lidar com o mais belo dos ingredientes: Bacon! Pegue o seu bacon picado e coloque em uma panela - que tem que ser grande se você, que nem eu, for dobrar a receita - e refogue-o até que ele solte toda a sua gordura - nós a usaremos daqui a pouco. Quando você ver que o bacon está bem douradinho e que a sua gordura saiu, com uma escumadeira retire o bacon da panela e reserve-o.

Bacon na Panela
Está sentindo o cheiro?
Bacon reservado
          Agora temos uma panela com a gordura que o bacon soltou. Pegue a sua Carne cortada em cubos grandes e sele cada um dos seus lados por cerca de um minuto. Não se esqueça de selar poucos cubos por vez - se não sua panela pode diminui de temperatura e aí a coisa não vai andar.

Selando a Carne
Carnes seladas
          Depois de toda a carne selada, temos agora uma panela ainda com um pouco da gordura do bacon e um monte de sabor grudado em seu fundo. Para retirarmos um pouco disso, vamos refogar a nossa Cebola cortada em fatias finas aí. Basta colocá-la na panela e ficar mexendo até que ela fique bem douradinha. Quando isto acontecer, você poe as duas colheres de sopa de Farinha de Trigo e mistura por mais um minutinho.

Cebola refogada
Cebola refogada com a Farinha
          Agora você poe o resto. Coloque a sua garrafa de Vinho na panela e esfregue bem o fundo e as laterais para desgrudar a Farinha posta anteriormente. Espere só um pouco até que o vinho levante fervura. Depois disto, volte com a Carne e o Bacon para panela, coloque a Cenoura, o Alho e o Extrato de Tomate e mexa até uniformizar.
Cebola com o Vinho
Colocando o Extrato de Tomate
Tudo homogenizado
          Após isto, ponha o Bouquet Garni na panela - deixando parte do barbante para fora da panela para ficar mais fácil da hora de tirar - , tampe a panela, abaixe o fogo e deixe por cerca de duas horas, duas horas e meia, ou até que você consiga cortar a carne com um garfo. Não se esqueça de em quinze em quinze minutos mexer a carne na panela e dar uma olhada para ver se o molho não está muito grosso e, caso esteja, colocar um pouco de água.

Iniciando as 2 horas de fogo baixo
Após 1 hora de fogo baixo
Após 1h50min de fogo baixo
          Passado uma hora e meia, corte o que falta ser cortado: os Cogumelos - que devem ser BEM lavados e cortados em quatro (caso você tenha optado pelo fresco) - e a Salsinha. 
          Quando a carne chegar no ponto, coloque os cogumelos e deixe mais 10 minutos na penela para que os Cogumelos amoleçam.

Colocando os cogumelos
10 minutos depois
          Agora basta finalizar com a Salsinha - colocamos bastante - e...

Tarãããããããã! C'est fini!



Nos resolvemos servir o prato com Macarrão, mas aí você serve com o que você quiser.


Té +! Au Revoir!

Um comentário: