segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comida de Domingo - Frango Teriyaki


Oi!
           Me desculpem a demora para escrever o post, acabei cozinhando no sábado e tendo tempo só agora para postar, mas vamos lá!
           O prato escolhido para essa semana foi o Frango Teriyaki, que é um frango com um molho japonês. Bem simples de fazer e muito gostoso!
           A receita foi tirada do livro "Na Cozinha com Nigella". Descobri uma paixão pela Nigella, sabiam? (Mais eu ainda amo mais a minha namorada. - é bom falar se não ela fica raivosa)
           Os ingredientes são fáceis de encontrar, comprei quase tudo no supermercado - com exceção do Mirin e do Óleo de Gergelim que comprei numa loja especializada em produtos japoneses (link no final do post). Os ingredientes não são baratos, porém, com a quantidade comprada para fazer a receita uma vez é possível fazê-la mais umas 3 vezes em precisar repor os ingredientes - a não ser o Frango e o Gengibre.

Os ingredientes são:
  • 2 colheres de sopa de Saquê (vinho de arroz japonês)
  • 4 colheres de sopa de Mirin (vinho de arroz japonês doce)
  • 4 colheres de sopa de Shoyu (molho de soja)
  • 2 colheres de sopa de Açúcar Mascavo
  • 2 colheres de sopa de Gengibre fresco ralado
  • Um fio de Óleo de Gergelim
  • 750g de Filé de Coxa de Frango (sem pele e sem osso)
Ingredientes Opcionais
  • Óleo de Amendoim (para fritar o frango)
  • Amido de Milho (para engrossar o molho)
           Os passos são simples. Primeiramente basta misturar todos os ingredientes (saquê, mirin, shoyu, açúcar mascavo, gengibre e óleo de gergelim) em uma tigela e deixar o frango marinando. Deixei cerca de meia hora. No livro é dito que 15 minutos bastam, mas acho que quanto mais tempo melhor.

Frango Marinando
           Depois de marinar, temos que selar os frangos. O objetivo agora não é cozinhar o frango - isto vai ser feito mais tarde - é apenas dar uma fritada rápida por fora para que ele fique douradinho. Basta retirar o frango - que estará um pouco escuro, devido a cor da marinada - da marinada e fritá-lo rapidamente - em uma panela/frigideira que caibam todos os frangos juntos. Pode-se utilizar para fritar qualquer óleo vegetal sem sabor, porém, é aconselhável que se use o óleo de amendoim

Fritada Rápida
           Após fritar todo o frango, volte-os para a panela/frigideira e coloque o molho da marinada nesta mesma panela. O objetivo agora é cozinhar o frango. Deixe em fogo alto até ferver e depois abaixe o fogo, tampe, e espere cerca de 5 minutos, até que o frango cozinhe.

Cozinhando
           Após conferir se o frango já esta cozido, retire com uma escumadeira os pedaços frango da penela/frigideira e aumente o fogo para dar uma reduzida no molho. Neste momento, você pode diluir o amido de milho em um pouco de Shoyu e colocar na panela para que o molho fique mais grossinho. Quando eu fiz, pus pouco amido, o que fez com que o molho não engrossasse tanto. Acho que uma colher de sopa deve bastar para que ele fique naquele ponto legal de molho.
           Quando o molho estiver no ponto que você quiser, basta voltar o frango para a panela e...
Tarãããããããããã!!!! Está pronto!!!!!!



Espero que tenham gostado,
Té +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário